Garantia Seagate: como funciona, formulário para troca

Quer saber quais são os procedimentos corretos para devolução de um produto Seagate com defeito? Antes de devolvê-lo ao fabricante é necessário verificar se você está em conformidade com todos os termos da Garantia Seagate. Isso porque, a garantia limitada cobre qualquer defeito relacionado a peças e fabricação, desde que os clientes sigam as regras impostas no certificado.

Uma vez que a própria Seagate ou um dos centros de serviço autorizado determinam que é preciso realizar a substituição, você terá que informar alguns dados pessoais e também o número de série do produto. Mas você sabe exatamente qual é o número de série do seu equipamento?

Caso você não saiba localizar ou tenha dúvidas de como é o processo de devolução de acordo com a garantia Seagate, leia o conteúdo até o fim para descobrir.

Como verificar se um produto Seagate está na garantia

Como dissemos, ao entrar em contato com a Seagate para trocar um produto, será necessário informar o número de série. Esse número é exclusivo e permite que a empresa identifique o aparelho e seu prazo de garantia.

garantia seagate
(Foto: Seagate)

E existem 3 formas de identificá-lo, veja a seguir:

– Código QR: Alguns discos possuem o código QR colados no rótulo e cada código é associado ao número de série específico do disco. Assim, ao fazer a leitura você terá todas as informações.

– Mac: Se o disco estiver conectado a um MAC, utilize o Apple System Profiler para descobrir o modelo e série. Caso não esteja conectado ou detectado ao pc, verifique no gabinete externo em dispositivos USB e no rótulo do disco em discos internos.

– Windows: Em caso de discos conectados ao computador, use as ferramentas Drive Detect ou SeaTools para localizar os números.

Todos esses métodos de identificação do número de série HD Seagate estão exemplificados no site da empresa. Basta acessar, traduzir a página e seguir o passo a passo de acordo com suas necessidades.

Garantia Seagate

Se a sua solicitação estiver de acordo com os termos da garantia limitada, a Seagate ou um dos centros de serviço autorizado irão pedir seu nome completo, endereço, número de telefone, e-mail e número de série para substituir seu produto sem custo por outro equivalente.

Na troca ela poderá substituir o seu equipamento por outro usado, recertificado e testado com base nas especificações da empresa. Ou seja, seu produto não será devolvido a você. Então, lembre-se de fazer o backup dos seus dados antes de enviar o disco. E não se espante se receber um produto de uma marca diferente, afiliada a Seagate.

Se você quiser a recuperação dos dados do seu disco, terá que contratar e pagar por um serviço adicional oferecido pela empresa, conhecido como Seagate Recovery Services.

Voltando ao processo de envio, após a entrega dos dados solicitados será emitido um pedido de devolução, chamado de RMA (Autorização de Devolução de Material). Anote esse número no produto devidamente embalado, e envie com frete pré-pago e rastreio, para o endereço repassado pelo suporte.

Seu novo produto terá o prazo restante da garantia original ou 90 dias, o que for maior.

HD Seagate com defeito

Há ainda outros detalhes importantes em relação ao envio e documentação do HD Seagate.

formulario pessoa fisica seagate
(Foto: SolutionKeys)

Veja abaixo maiores informações sobre os procedimentos:

– Os HDs só serão trocados se forem entregues com a documentação obrigatória completa e preenchida de maneira correta. Caso contrário o produto será devolvido sem a troca.

– Não é preciso enviar acessórios como capas de couro, cabos USB ou outros, e caso sejam enviados não serão devolvidos.

– Há um formulário para pessoa física e outro para pessoa jurídica:

  • Formulário Pessoa Física Seagate: cópia do CPF e RG (ou Carteira de Motorista) e Formulário preenchido e assinado.
  • Formulário Pessoa Jurídica Seagate: Nota fiscal de remessa para troca em garantia.

Ambos estão disponíveis para impressão em PDF no campo Procedimento de Envio e Documentação do site Seagate e poderão serão preenchidos manualmente.

– O número do RMA precisa ser colocado do lado de fora da caixa e seu comprovante de envio deve ser guardado.

Termos da Garantia Limitada

Como são muitos os termos da garantia limitada, resolvemos selecionar alguns pontos altos para que você se mantenha informado. São eles:

A garantia limitada cobre defeitos em peças ou processo de fabricação desde que o cliente tenha em mãos o certificado.

Contudo, a garantia Seagate não cobre problemas ocasionados por acidente, negligência, instalação incorreta, impacto, descarga, calor ou umidade acima das especificações, perda de senhas, mau funcionamento devido a outros aparelhos, modificações ou manutenções não autorizadas, perda de dados ou qualquer utilização inadequada que seja contrária as instruções do manual do fabricante.

Além disso, ela é automaticamente anulada se o produto estiver com a etiqueta danificada, adulterada ou removida.

Recuperação de dados

Qualquer serviço referente a recuperação de dados deverá ser feito antes de solicitar o processo de troca. Simplesmente pelo fato da garantia limitada não cobrir perda de dados ou custos pertinentes a recuperação dos dados, a não ser que você tenha adquirido o produto com o Seagate Rescue que citamos acima. Por isso é tão importante que você faça constantemente o backup do conteúdo do disco.

Como entrar em contato com o Suporte Seagate

Para obter assistência adicional da Seagate pela garantia você pode visitar o site oficial da empresa e navegar diretamente pela página de contato.

Assim você poderá escolher o suporte que deseja no momento, sem ter que passar pelo atendimento geral do SAC.

Como pôde notar, a Seagate não faz reparo de aparelhos, não vende e nem fornece peças de produtos para reparo, somente realiza a troca de produtos em garantia.

Além desse tipo de suporte ainda disponibiliza manuais, vídeos, artigos, entre outras ferramentas em que o cliente pode efetuar o autoatendimento.

No site também é possível registrar um produto, verificar a garantia, criar uma devolução, baixar e atualizar o software do disco e muito mais.

Enfim, mesmo sem oferecer o contato direto de uma assistência técnica com o cliente, a garantia Seagate soluciona os problemas de forma simples e rápida, sem burocracias que muitas vezes geram transtornos desnecessários.

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