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E se o produto voltar da assistência técnica com defeito?

E se o produto voltar da assistência técnica com defeito?

Comprar um aparelho eletrônico ou qualquer outro produto de consumo e ter que acionar a garantia em tão pouco tempo já é um incômodo para muitas pessoas, mas esperar quase um mês e recebê-lo da Assistência Técnica com o mesmo defeito é ainda mais revoltante.

Caso isso esteja acontecendo com você, não perca tempo, aprenda agora a defender os seus direitos enquanto consumidor para não ficar no prejuízo.

O Que Fazer se o Produto Retornar da Assistência Técnica com o Mesmo Defeito

Quanto maior for o seu conhecimento em relação a esse assunto, maiores serão as chances de você conseguir o que deseja. Por isso iniciamos esta matéria lhe informando que ao detectar um problema no equipamento que está na garantia, a busca pelos serviços de reparo deve ser feita o mais rápido possível.

Esse suporte técnico pós-venda é realizado através de autorizadas ou centrais de atendimento determinadas pelo fabricante, que por lei tem o prazo máximo de 30 dias corridos para solucionar a questão.

Se após esse período o produto não for consertado, devolvido em perfeitas condições ou voltar com o mesmo ou outro defeito, você poderá optar pela troca, restituição da quantia paga ou abatimento do preço em outra mercadoria.

O prazo começa a ser contado a partir da emissão da primeira ordem de serviço no posto credenciado mais próximo ou ao comunicar a ocorrência ao fornecedor, quando o reparo é realizado na própria residência do cliente.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, pode ocorrer de o produto ir várias vezes para assistência e o problema persistir ou de ser constatado o vício rapidamente. Contudo, o prazo para sanar o vício é o mesmo e não pode ser excedido.

Para trocar ou cancelar a compra nesses casos, devolva a mercadoria para assistência e pegue o comprovante. Ou se o atendimento foi realizado em sua residência, ligue para o fabricante, informe a sua decisão e anote o protocolo.

Onde Procurar Ajuda

A dica para quem quer fazer uma reclamação formal ou quer obter maiores esclarecimentos é a de comparecer a uma das unidades do Procon para conversar com um dos atendentes.

70 comentários em “E se o produto voltar da assistência técnica com defeito?”

  1. e que o meu aparelio esta com defeito nao liga mais coloquei outra bateriascarregada mas ele nao ligou.o aparelho e um
    multilaser ms2 ps286 foi comprado no dia 17/09/2015 na loja J.C. CAVALCAntes& cia ltda

    Responder
    • Boa tarde Juscirene,

      No site da Multilaser você pode fazer o diagnóstico da sua mercadoria com defeito e se o seu problema não for resolvido na hora, será gerado um número do Correio para postagem direta a assistência técnica da instituição. Na página principal clique em “Suporte”, em seguida acesse “Preciso de ajuda para resolver o problema no meu produto.”.

      Qualquer dúvida estamos a disposição!

      Atenciosamente,
      Equipe Assistências e Autorizadas.

      Responder
    • comprei uma geladeira ta com 6 meses parou de gelar apenas funciona o congelador agora fui na loja nao consegue ligar na continental e nem na assistencia tecnica que mostra no site os 08007020053 e o 08007717788 nao atende so da ocupado disseram agora na loja que nao pode fazer nada e ai

      Responder
      • Olá Wagner,

        Como não está conseguindo se comunicar com a Continental por este telefone ou pelo 0800 do SAC, recomendamos que escreva uma mensagem diretamente no menu “Fale conosco” do site oficial. Ou procure diretamente no site do fabricante o endereço de uma autorizada para que os técnicos possam avaliar o problema. Para isso, acesse o site da Continental, clique em “Assistência Técnica” localizado na área de suporte da página principal e selecione o estado e cidade mais próximos de você.

        Qualquer dúvida estamos a disposição!

        Atenciosamente,
        Equipe Assistências e Autorizadas.

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    • Gente quero o endereço da Multilaser aqui de salvador comprei um tablet aqui só shopping do Iguatemi de salvador e já deu defeito comprei a garantia estendida e quero. Leva na assistência e não tem o endereço

      Responder
      • Boa tarde Janaína!

        No site da Multilaser você pode fazer o diagnóstico do produto com defeito e se o seu problema não for resolvido na hora, será gerado um número do Correio para postagem direta a assistência técnica da marca.

        Isto porque o atendimento de suporte técnico é centralizado, pois não há postos de assistência distribuídos pelo país.

        Tente esse procedimento ou entre em contato com o SAC através de um dos números 0800 77 22 367 ou (011) 4003 – 8688 e solicite orientações a respeito.

        Qualquer dúvida estamos a disposição!

        Atenciosamente,
        Equipe Assistências e Autorizadas.

        Responder
    • OLÁ BOA TARDE.VENHO COMUNICAR QUE COMPREI UM APARELHO CELULAR NO DIA 05/05/17 EM ARACRUZ SUA MARCA E. MULTILASER MS45S COR BRANCA. TENHO Q MANDAR PARA AUTORIZADA O Q FASER? N ESTOU CONSEGUINDO FALAR COM NEM UM RESPONSAVEL.

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      • Boa noite Vanete!

        O atendimento de suporte técnico da Multilaser é centralizado, não há postos autorizados no país. E a única forma de conseguir reparo para o seu produto é através do SAC da empresa.

        Os contatos do SAC Multilaser são: 0800 77 22 367 e (011) 4003 – 8688. Ligue e solicite orientações.

        Atenciosamente,
        Equipe Assistências e Autorizadas.

        Responder
    • Boa tarde Juscirene,

      No site da Multilaser você pode fazer o diagnóstico da sua mercadoria com defeito e se o seu problema não for resolvido na hora, será gerado um número do Correio para postagem direta a assistência técnica da instituição. Na página principal clique em “Suporte”, em seguida acesse “Preciso de ajuda para resolver o problema no meu produto.”.

      Qualquer dúvida estamos a disposição!

      Atenciosamente,
      Equipe Assistências e Autorizadas.

      Responder
    • Olá Erika,

      Ligue novamente para a Central de Atendimento do fabricante e solicite maiores esclarecimentos para solucionar o problema. Caso tenha não tenha sucesso, recomendamos que procure uma unidade do Procon em sua cidade para buscar os seus direitos.

      Qualquer dúvida estamos a disposição!

      Atenciosamente,
      Equipe Assistências e Autorizadas.

      Responder
    • Olá Giseli,

      Precisamos saber a marca do produto que você possui e deseja assistência para poder lhe ajudar.

      Nos informe e retornaremos com informações úteis sobre o assunto.

      Qualquer dúvida estamos a disposição!

      Atenciosamente,
      Equipe Assistências e Autorizadas.

      Responder
    • Olá Cristiana,

      Entre em contato novamente com a autorizada do fabricante para tentar solucionar o problema.

      Qualquer dúvida estamos a disposição!

      Atenciosamente,
      Equipe Assistências e Autorizadas.

      Responder
    • Olá Vanderlei,

      Precisamos saber a marca do produto que você possui e deseja assistência para poder lhe ajudar.

      Nos informe e retornaremos com informações úteis sobre o assunto.

      Qualquer dúvida estamos a disposição!

      Atenciosamente,
      Equipe Assistências e Autorizadas.

      Responder
  2. Gostaria do endereço de assistência técnica em Bento Gonçalves ou a mais perto
    Pois meu DVD retrátil não volta e preciso de assistência desde já agradeço

    Responder
    • Olá Claudio,

      Precisamos saber a marca do produto que você possui e deseja assistência para poder lhe ajudar.

      Nos informe e retornaremos com informações úteis sobre o assunto.

      Qualquer dúvida estamos a disposição!

      Atenciosamente,
      Equipe Assistências e Autorizadas.

      Responder
  3. comprei um tablete DL com um mês de uso nao carregava e nao ligava foi para a A. T. e voltou normal depois de 45 dia o aparelho nao liga, mas ta carregando e ai!

    Responder
    • Olá Gerson,

      Procure os serviços da autorizada novamente para que o problema possa ser detectado e reparado. Somente com o parecer dos técnicos que você poderá saber o que realmente há de errado.

      Atenciosamente,
      Equipe Assistências e Autorizadas.

      Responder
  4. Comprei uma impressora multifuncional epson tanque Ll355 no dia 16/04/2015 e no dia 30/10/2015 ela apresentou falha na impressão levei na autorizada o que me informaram que precisava trocar a cabeça de impressão e limpeza nos componentes, com mais seis meses voltou a dar o mesmo problema, só que agora o equipamento não está mais na garantia e a autorizada está me cobrando R$ 582.30 de troca de cabeça + mão de obra e estou me sentindo lesado, quero saber como resolver?

    Responder
    • Olá, Marcos!

      Entre em contato com a central de relacionamento da Epson através dos números 4003 – 0376 (para regiões metropolitanas) e 0800 880 00 94 (para demais localidades) para que os técnicos possam lhe orientar.

      Atenciosamente,
      Equipe Assistências e Autorizadas

      Responder
  5. meu aparelho foi pra assistência técnica e deu defeito de novo eu enviei pra assistência técnica de novo estou esperando… eu não queria mais o mesmo aparelho pq quem garanti que vai da defeito novamente? eu não acho certo volta eles da loja Motorola deveria oferecer outro celular pra não deixa a gente na mão passei 15 dias sem o meu celular estou sem ele novamente o que eu faço?

    Responder
    • Boa noite, Cleidiane!

      Infelizmente esse é o processo de atendimento das assistências técnicas. E o prazo para devolução do seu produto reparado é de até trinta dias.

      Atenciosamente,
      Equipe Assistências e Autorizadas.

      Responder
  6. Boa tarde! Estou com problema no meu jbl flip 3, o local onde se carrega o aparelho foi danificado, e não tenho como carregar, preciso que ele seje trocado, existe peça pra reposicao? E gostaria de ser informado das assistências técnicas pois não consigo acessar e verificar um local mais próximo! Liguei no 0800514161 e pediram pra procurar no site mas não consigo acesso!!!

    Responder
    • Olá, Edson!

      Informações sobre reparos e peças de reposição você conseguirá somente nas assistências técnicas autorizadas da marca, pois eles são treinados e possuem peças originais para reposição.

      E quanto aos endereços, precisaríamos saber o nome da cidade e estado onde mora para que possamos lhe ajudar.

      Atenciosamente,
      Equipe Assistências e Autorizadas.

      Responder
    • Olá, Marcia!

      Esse número está disponível no site oficial da Multilaser. Mas se não está conseguindo falar através dele, recomendamos que você tente o chat online na página da empresa.

      Atenciosamente,
      Equipe Assistências e Autorizadas.

      Responder
      • Comprei um celular samsung este ano o modelo é o A720f, comprei pela internet a vista, Depois de 3 semanas chegou em minha casa. Amei o produto, mas com uma semana ele levou uma queda e trincou a tela, entrei em comunicação com a samsung, eles me passaram a ordem de serviço e código pra mim enviar o produto, o produto passou quase dois meses, foi trocado o display, porém o celular voltou travando, reiniciando do nada, Tá com dois dias que ele deu um grande esquento e desligou e quando reininciamos o aparelho ele pede a senha , e quando colocamos a uma demora em reiniciar e aparece iniciando android coisa que não aparecia, era só colocar a senha e já abria, era super rápido, e outra o meu carregador não veio, e meu celular veio com chips de duas operadoras distintas( Claro e vivo) estou prestes a mandar meu celular novamente, e gostaria saber quais são os meus direitos o que devo saber e o que fazer??

        Responder
        • Boa noite Maria!

          Primeiramente aconselhamos que entre em contato com a empresa para onde enviou o seu produto e relate todo o acontecido, caso eles não te ajudem ou resolva o seu problema, procure uma unidade do Procon mais próximo de sua cidade e peça orientações.

          Atenciosamente,
          Equipe Assistências e Autorizadas.

          Responder
  7. Olá, boa tarde.
    Enviei minha tv nova para assistência, com apenas 4 meses de uso, o que posso fazer caso minha TV volte tudo solada(estragados)na sua par externa, sou obridada a aceitar? O Que deve fazer?

    att

    Responder
    • Olá, Luciane!

      Se voltar da assistência com outros defeitos, reclame diretamente com o SAC do fabricante ou autorizada e exija uma solução. Caso volte com o mesmo defeito, reenvie a autorizada para que os técnicos possam fazer o reparo. A empresa tem até 30 dias para resolver o problema do seu produto, contados a partir da primeira ordem de serviço. Você tem que aguardar esse período, mas não permita que este prazo seja ultrapassado!

      Atenciosamente,
      Equipe Assistências e Autorizadas.

      Responder
  8. NUNCA MAIS CAIO NESSA FRIA DE COMPRAR ESSA MARCA CADENCE,PAGUEI CARO,ESTOU A 4 MESES TENTANDO ASSISNTÊNCIA TÉCNICA,PERDI A GARANTIA O LUGAR QUE ACHEI NÃO ARRUMAM PEÇA BRANCA.AGORA LIGUEI PARA O 0800 CONSEGUI DOIS QUE FAZ APENAS DOIS MESES QUE ESTÃO DANDO ASSISTÊNCIA MAS,UM DISSE QUE POR SER NOVO A ATENDER A MARCA QUE EU PODERIA ATÉ LEVAR LÁ MAS,ELES NÃO TEM PEÇA E DEMORA MUITO PRA VIR.O OUTRO ME DEIXOU BEM ANIMADA,DISSE QUE ELE NÃO TEM PEÇA,QUE ELE PODE PEDIR A PEÇA MAS QUE O FRETE É BEM CARO E SE A PEÇA CUSTAR 20,00 EU PAGAREI 80,00 POIS O FRENTE VEM DE SÃO PAULO E É BEM CARO.

    Responder
  9. Comprei um smartphone Sony Xperia M5 no site das Magazine Luiza e o mesmo chegou com defeito, ele não ligava. Liguei para o site e o processo de troca era muito demorado, assim, optei em levar na assistencia tecnica. O mesmo ficou por quase 30 dias e não foi solucionado o problema. Trocaram o meu aparelho, na propria assistencia técnica, por um novo e no dia seguinte esse aparelho apresentou problema no touch, ora ele funciona, ora não funciona.
    Minha dúvida é a seguinte: Tenho que enviar o aparelho a assistencia tecnica e esperar até 30 dias para o reparo desse aparelho, ou posso pedir a troca por um outro, já que ele apresentou problema no dia seguinte que me entregaram?

    Responder
    • Olá, Nara!

      Provavelmente seria necessário enviá-lo a assistência para reparo, mas recomendamos que tente entrar em contato com o fabricante para explicar a situação.

      Atenciosamente,
      Equipe Assistências e Autorizadas.

      Responder
  10. Meu aparelho é um Moto X Play, ele apareceu trincados nas laterais que é de plástico por sinal um plástico muito ruim. Levei a assistência e trocaram a peça. Mas com pouco mais de um mês apareceu o mesmo defeito. Tenho direito de ter meu dinheiro de volta ?
    Grata

    Responder
    • Olá, Roberta!

      Não encontramos um número exato para lhe orientar, por isso recomendamos que você procure uma unidade do Procon em sua cidade para que eles possam tirar todas as suas dúvidas.

      Atenciosamente,
      Equipe Assistências e Autorizadas.

      Responder
    • Bom dia Lourdes,

      Como foi dito para os outros leitores, de acordo com informações de sites confiáveis, a Continental decretou falência.

      Provavelmente você não encontrará autorizadas e nem peças de reposição da marca.

      Entre em contato com o Procon de sua cidade caso se sinta prejudicada e queira tirar outras dúvidas.

      Atenciosamente,
      Equipe Assistências e Autorizadas.

      Responder
  11. boa noite comprei um aparelho da motorola motog4 mas ele apresentou problemas logo no primeiro mes de uso e eu ja levei ma autorizada duas vezes e ele ta com o msm defeito oq eu faco?

    Responder
    • Bom dia Fernanda!

      O mais recomendado a se fazer é entrar em contato com o SAC da Motorola para que os atendentes possam lhe orientar ou tirar todas as suas dúvidas.

      Para isso ligue para o telefone 4002 – 1244 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 773 1244 (outras localidades).

      Atenciosamente,
      Equipe Assistências e Autorizadas.

      Responder
  12. Olá boa tarde! Tenho um Grand Prime da Samsung, ele estava com defeito não carregava, enviei para garantia ele ficaram quase um mês com o celular, quando faltavam dois dias para completar 1 mês eles entregaram, mas o celular continua com o mesmo defeito a bateria não pode acabar totalmente se não ele não carrega a não ser que passe mais de um dia direto na tomada, isso quando dou sorte, ainda não levei de volta para eles pois não posso passar mais 1 mês sem celular, o que devo fazer?

    Responder
    • Bom dia Fabiani!

      Neste caso infelizmente acreditamos que você terá que enviar o seu aparelho novamente para a assistência, mas caso queira maiores esclarecimentos você pode procurar uma unidade do Procon de sua cidade e pedir orientações.

      Atenciosamente,
      Equipe Assistências e Autorizadas

      Responder
  13. Tenho um lumia 640 ele apresentou vários problemas já enviei ele para a assistência 4 vezes, agora não tem uma semana em que ele chegou e apresenta mais um defeito desejo de extrema urgência a troca de aparelho o aparelho tem 3 meses de comprado. Poderia me ajudar neste caso?

    Agradeço a atenção.

    Responder
    • Boa tarde Eliseu!

      Entre em contato com o SAC da Nokia e explique a situação que esta ocorrendo, caso não tenha sucesso procure uma unidade do Procon mais próxima de sua cidade.

      Atenciosamente,
      Equipe Assistências e Autorizadas

      Responder
  14. Meu celular não está na garantia ai levei para uma loja que conserta celular… Fizeram a troca do display e da tela
    Mas veio com uma mancha na tela, levei novamente para arrumar.
    E quando foram arrumar estragaram o touch do celular ficou mais de 2 semanas para eles arrumarem fui varias vezes na loja e não estava conseguindo achar outro display do meio…
    Ai me falaram que tinha só do preto e meu celular é branco, falei que poderia colocar o preto mesmo que eu estava precisando muito do celular…Mas passando alguns dias parou de funcionar o wi-fi o Bluetooth tive que levar novamente e falaram que é problema na placa
    Agora não sei o que fazer eles querem me dar um celular de 400 reais… E não quero aceitar porque paguei mais de 900 reais e 280 reais para consertar
    O que posso estar fazendo? Meu celular é um LG L Prime

    Responder
  15. Olá
    Tenho um celular que deu problema faltando um mes pra a garantia terminar. Ele foi concertado e m deram um prazo de 90 dias de garantia. 5dias Antes desses 90 dias acabarem ele deu o mesmo defeito eu retornei para autorizada. Só que ai m disseram q iriam concertar e depois da retirada eu só teria os 5 dias restante da garantia pra se caso ele desse defeito outra vez.
    Isso é certo? Eu n teria que ter mais 90 dias de garantia?
    No aguardo obg.

    Responder
    • Olá Rute!

      Recomendamos que você busque informações mais precisas no Procon de sua cidade. Eles poderão lhe ajudar e tirar todas as suas dúvidas se acordo com a sua situação.

      Atenciosamente,
      Equipe Assistências e Autorizadas.

      Responder
  16. olha eu mandei o aparelho uma vez pra assistencia e ele voltou com uns problemas e o pior eles pegaram meu carregador que era turbo meu celular e da motorola moto g 3 turbo eles nao querem me devolver o carregador pq falaram que era 24 horas mais expliquei que estava vendo se ele era bom ou ruim preciso de ajuda

    Responder
    • Boa noite Maurilio!

      Tente contato diretamente com a Motorola e explique o ocorrido, caso não tenha solução, procure uma unidade do Procon de sua cidade e peça orientações.

      Atenciosamente,
      Equipe Assistências e Autorizadas.

      Responder
  17. Oi Bom dia Tenho uma TV AOC 50 POL que ja foi pra assistência e depois exatos 90 dias deu problema de novo e o mesmo defeito. Falta um mês para a garantia do fabricante acabar . porem quero outra tv ou ate mesmo o valor pago porque não confio na mesma pelo fato do vicio .Como proceder ? Levo novamente na autorizada e informo que quero outra Tv, valor ou ligo primeiro no Fabricante ? OBG

    Responder
    • Boa noite Fabio!

      Entre em contato diretamente com a AOC através do telefone 0800 10 9539 e peça orientações aos atendentes.

      Atenciosamente,
      Equipe Assistências e Autorizadas.

      Responder
  18. Boa tarde!

    Meu problema foi exato ao da reportagem, enviei com defeito, voltou com o mesmo defeito, mesmo sendo tocada uma placa de 200,00. Ainda está no prazo segurado. O problema é que não tem contato com a Asus, para defeito solicitam a eu envie o aparelho outra vez. Mas não quero mais o conserto, quieto meio dinheiro de volta ou um aparelho superior, não quero esse mesmo modelo pois possui dois problemas é um não é resolvido. Como fazer. Somente indo ao Procon mesmo?

    Responder
    • Boa noite Dioni!

      Tente contato diretamente com a Asus nos telefones 3003 – 0398 (para capitais e regiões metropolitanas) e pelo 0800 288 8888 (nas demais localidades).Caso não tenha sucesso procure uma unidade do Procon de sua cidade.

      Atenciosamente,
      Equipe Assistências e Autorizadas.

      Responder
  19. Coloquei um aparelho na autorizada sharcolor de Vitoria-ES
    desde o dia 08 de janeiro de 2018. ou seja , tem mais de 6 (seis) meses e disseram que o defeito e na placa e estao esperando a placa a esse tempo todo, sem solução,
    O que eu fazer nessa situação:

    Responder
    • Bom dia Gilsimar!

      O prazo para suporte de produtos junto ao fabricante por lei é de no máximo 30 dias corridos, ao passar este prazo você tem direito a troca, restituição do valor ou abatimento em outro produto. Caso tenha alguma dúvida procure uma unidade do Procon de sua cidade para que eles possam lhe ajudar.

      Atenciosamente,
      Equipe Assistências e Autorizadas.

      Responder
  20. Bom dia, mandei meu celular para a assistência da Samsung e o celular retornou com o mesmo defeito. o prazo de 30 dias encerrou hoje, eles querem que eu envie novamente o celular para a assistência… eu já posso optar por ser reembolsada?

    Responder
    • Boa noite Fyama!

      Pelo que foi falado em sua mensagem eles devolveram o seu produto antes do prazo de 30 dias, neste caso será necessário reenviar o produto. Eles terão 30 dias para solucionar o problema.

      Atenciosamente,
      Equipe Assistências e Autorizadas.

      Responder
  21. Bom dia!!
    Gostaria de explanar e de solicitar providências quanto a minha insatisfação pós alguns dias da aquisição de um aparelho motorola G6 plus no dia 02/08/2018 as 19:14:38 NFC-e Série 605 na loja MANAUARA SH da INFO STORE computadores da Amazônia.
    No dia 12/11/2018 o celular amanheceu apagado, tentei ligar e nada, resolvendo então buscar a assistência técnica. O celular deu entrada na assistência Moto Care Amazoncell-Br000587 na Djalma Batista,1109 no São Geraldo Manaus-AM pela primeira vez no dia 14/11/2018, tendo sua retirada no dia 26/11/2018, com o diagnóstico de que a placa do celular havia sido queimada. Enfim, passando com o celular somente alguns dias, pois no dia 24.12 apagou novamente.
    Pela segunda vez deu entrada na mesma assistência técnica no dia 28/12/2018 com o mesmo problema. Solicito assim providências quanto a empresa motorola que por sinal vejo que é uma empresa respeitada em nosso país. Gostaria de receber um outro aparelho novo e em bom estado de funcionamento, pois o meu é novo, porém com defeito de fabrica, acredito! e agora que paguei a quarta prestação…
    sem mais para o momento…
    fico no aguardo de providências!

    Cláudia Magalhães

    Responder
    • Boa noite Cláudia!

      Somos um blog e não temos vínculo com a Motorola, mas recomendamos que entre em contato com o SAC da empresa e explique a sua situação par que os atendentes possam te ajudar. Os telefones para contato são: 4002 1244 (Capitais e Regiões Metropolitanas) ou 0800 773 1244 (Outras localidades), se preferir a empresa disponibiliza um chat online diretamente em seu site.

      Atenciosamente,
      Equipe Assistências e Autorizadas.

      Responder
  22. colquei meu celular no concerto recebi 3 meses de garantia, ainda na garantia o celular apresentou o mesmo problema 2 vezes levei concertou,agora ja se passou os 3 meses e o celular apresenta o mesmo problema o que eu faço?

    Responder

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