Como consertar máquina de lavar: defeitos, dicas

Procurando dicas de como consertar máquina de lavar roupas por conta própria? A boa notícia é que, dependendo do defeito apresentado, é possível fazer o conserto sem ter conhecimento avançado sobre o assunto.

É claro que uma assistência técnica possui profissionais capacitados para esse tipo de serviço, mas muitas vezes o trabalho, tempo e gastos desnecessários podem ser evitados com simples dicas de profissionais da área.

Afinal, mesmo com a grande variedade de marcas disponíveis no mercado, como Brastemp, Consul e Electrolux, o mecanismo é basicamente igual.

E isso facilita um pouco na hora de descobrir o que pode ser o defeito. Uma vez que, a maior dificuldade no conserto de uma máquina de lavar é identificar o problema, pois o seu funcionamento envolve tanto o sistema elétrico quanto o hidráulico.

Por esse motivo, resolvemos citar aqui os principais defeitos das máquinas de lavar e dicas de como consertá-los com a troca de peças. Acompanhe o guia completo e aprenda a fazer.

Defeitos comuns em máquinas de lavar roupas

Antes de começar a desmontar a sua máquina de lavar, é importante que você saiba quais são os problemas mais comuns relatados pelos clientes. Desse modo, você saberá exatamente onde está a falha.

Então, veja a lista e confira em seguida os primeiros passos para consertar a sua lavadora:

  • Máquina de lavar que não liga;
  • Máquina de lavar que não centrifuga;
  • Máquina de lavar que não joga água fora;
  • Máquina de lavar que não para de encher.

Para começar, certifique-se de que a máquina está recebendo energia elétrica, verifique a tomada e o interruptor. Pode parecer simples, mas acontece muito esse tipo de problema.

como consertar máquina de lavar
(Foto: Appliance Repair Service Spring)

Se não houver nada de errado, o defeito provavelmente estará nos componentes internos.

Sendo assim, você precisará desligar, fechar a entrada de água, retirar os parafusos da parte de trás da máquina e do painel de controle, para então começar o trabalho.

Dicas de como consertar máquina de lavar

Com base nas falhas mais comuns desse tipo de eletrodoméstico, iremos apresentar algumas soluções simples que você pode tentar fazer em casa.

Basta seguir as recomendações de acordo com o problema da sua máquina de lavar.

A lavadora não liga:

Esse é um dos casos mais extremos, onde podem ser identificados problemas simples como defeitos na tomada, rede elétrica ou plug.

Ou ainda, pode se tratar de uma falha mais complexa como a haste da micro chave estar torta/quebrada, placa (Interface/Potência) ou o timer da lavadora estarem queimados. O que exigirá um pouco mais de habilidade e ferramentas adequadas.

Em se tratando das peças, elas precisarão ser testadas para evitar a troca desnecessária.

A máquina de lavar não para de encher:

Se você ligou a máquina e notou que ela está transbordando, saiba que existem duas possíveis causas: o pressostato (sensor do nível de água) ou a válvula de entrada de água.

O pressostato é uma peça que identifica o nível de água dentro da lavadora e envia a informação para a placa. Geralmente é uma das peças que mais apresentam problemas.

Conforme o nível da água sobe no tanque, vai sendo formada uma pressão de ar e é por meio desta pressão que o pressostato mede o nível de água.

Esse pressostato é formado por uma mangueira por onde passa a pressão de ar, parte elétrica e almofada de ar.

Normalmente esse problema está na mangueira do pressostato. Simples assim: se ela soltar, dobrar ou furar, o pressostato não funciona, ou seja, não entende que a máquina está cheia.

A segunda opção, menos comum, é a placa de potência estar energizando a válvula. Nesse caso você pode fazer o seguinte teste: retire o plug da tomada, se a lavadora continuar enchendo, o problema é a válvula. Caso contrário, o problema é o pressostato.

Lavadora que não para de encher: o que fazer?

 

O que fazer quando a lavadora não joga água fora?

Como consertar máquina de lavar que não centrifuga?

Como consertar máquina de lavar que não liga?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/admin/web/assistenciaseautorizadas.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 4552

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/admin/web/assistenciaseautorizadas.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 4552