Assistência Técnica de Informática: Como Montar

Apesar da crise econômica no Brasil, o setor de TI continua em crescimento. E montar uma assistência técnica de informática pode ser uma excelente opção de negócio para os novos empreendedores.

Para que um usuário não tenha que comprar um computador novo a cada 6 meses, o upgrade de máquinas tornou-se uma solução mais rápida e barata. E o segmento de assistência técnica vem acompanhando esse forte aumento da procura por esses produtos e serviços.

Mas abrir uma loja de assistência técnica em informática requer alguns cuidados. Por isso selecionamos algumas dicas importantes para você administrar com sucesso o seu novo investimento.

Como montar uma assistência técnica de informática

Antes de investir, viste os concorrentes diretos para identificar os pontos fortes e fracos dos estabelecimentos que atuam no mesmo ramo. Com isso você poderá atrair o público-alvo, para oferecer vantagens e aumentar o grau de satisfação dos clientes.

E existem várias oportunidades de diferenciação, como por exemplo, a venda de produtos (hardware, software e periféricos); e a representação autorizada de um grande fabricante de componentes de informática, pois ser uma assistência técnica autorizada da Apple, Dell ou de outras grandes empresas transmite confiança e atrai mais clientes. Sem contar que como representante você conseguirá peças originais com custos menores.

assistência técnica de informática
Agregue valor a loja de assistência técnica (Foto: Assistência Técnica Impressoras Goiânia)

Saiba mais: Assistência Técnica Nigro – Telefones, 0800 SAC

A localização do ponto comercial é uma das decisões mais relevantes para uma assistência técnica em informática. Para a escolha deve-se levar em conta o fluxo de pessoas que circulam na área, a concorrência e segurança, dentre outros detalhes.

Procure e conheça fornecedores confiáveis que vendam produtos legalizados e de qualidade, para não comprar mercadorias falsificadas ou de contrabando. E exija a nota fiscal dos produtos para evitar problemas com a justiça.

Para registrar a sua empresa, a primeira providência é contratar um contador.

O número de funcionários pode variar de acordo com o tamanho do empreendimento.

Investimento

O valor total do investimento dependerá do seu projeto e recursos financeiros. Mas deverão ser consideradas as despesas com aluguel ou compra do imóvel, documentações para legalização da empresa, instalações (móveis e máquinas); equipamentos e peças, contratações de empregados, treinamentos e capital de giro.

Geralmente, o capital de giro de uma loja de assistência técnica de informática, deve ser de aproximadamente 20% do investimento inicial.

E quanto menores os custos, maiores as chances de você ganhar no resultado final.

como montar uma assistência técnica de informática
(Foto: Divulgação)

Plano de negócios: assistência técnica em informática

Um plano de negócio poderá lhe mostrar todos os detalhes do seu investimento, com o passo a passo para você alcançar seus objetivos. Diminuindo assim os risco e incertezas de um principiante.

Vale a pena abrir esse tipo de negócio?

Você já deve saber que o mercado é bem concorrido. Apesar disso, há uma grande demanda por um serviço de qualidade e esse deve ser o seu foco.

Em uma loja de assistência técnica de informática é possível trabalhar com a montagem, reparação e manutenção de computadores; instalação hardware e software; configuração de Internet; eliminação de vírus; recuperação de dados; configuração firewall; venda de computadores novos e equipamentos de informática; upgrade de computadores; dentre outros serviços.

Veja também: Assistência Técnica Monarcha Autorizada: Telefones, Endereços

Todo novo negócio tem riscos, mas com dedicação e atitudes inovadoras o seu trabalho valerá a pena sim!

Invista em um técnico responsável, qualificado e com experiência profissional. Mantenha-se atualizado e atualize sua equipe.

Dê atenção especial ao atendimento com agilidade e eficiência para estreitar a relação com o consumidor. Eles poderão indicar a sua loja para amigos e familiares.

Divulgue a sua loja ao máximo para conquistar novos clientes. Sempre há o retorno desse investimento.

Negocie prazos e preços com os fornecedores, evite gastos desnecessários, trabalhe com cartões de crédito e débito para evitar inadimplências e mantenha a sua equipe enxuta.

Ofereça preços justos e competitivos para manter a sua assistência técnica de informática como destaque.

Deixe um comentário